quarta-feira, 13 de março de 2013

A LENDA DO GRANDE DIÁRIO (Vida de Docente)

EPISÓDIO 1:
A professora Lisbeth, da Escola Almira Babel, estava aflitíssima com o fato de não conseguir tirar sua licença-prêmio, mesmo tendo solicitado a autorização de gozo da mesma há cerca de um ano. Prestes a se aposentar, a pobre professora é mais uma vítima das maldades do imperador Dom Eloá Ramos. A Secretaria de Educação de Paranã-Puca recebeu ordens para dificultar ao máximo esse direito que todo funcionário público tem,  por lei, a cada dez anos. o interessante é que na última greve dos docentes, o imperador, para se mostrar perante a opinião pública e também para se vingar, num passe de mágica, contratou professores para substituir os grevistas. Agora, fica negando esse direito.
- O pior é que ninguém consegue publicar isso nos jornais porque estão sob o controle do grande malvado! - reclama cheia de indignação, a professora Katiane.
Felizmente, a professora Luziara, imbuída de compaixão, num gesto nobre, se dispôs a tirar a licença de Lisbeth, que atualmente se encontra muitíssimo grata e aliviada.

EPISÓDIO 2:
A professora Suelen, também da Escola Almira Babel, precisou chamar um táxi, após o término das aulas, já que sua filha estava impossibilitada de ir buscá-la. Fazia muito calor e a taxista, ao vê-la entrar bastante suada no veículo, indagou:
- Mas ainda fica suada, mesmo trabalhando no ar condicionado?
- Minha senhora, a gente não tem nem ventilador, quanto mais ar condicionado!
Nota: Por causa da cobertura midiática das lindas propagandas sobre a educação em Paranã-Puca, a população pensa que todas as escolas do reino possuem ar condicionado nas salas de aula, laboratórios equipadíssimos, amplos refeitórios, merendas fartas, modernas bibliotecas, quadras cobertas, etc, etc, etc.

EPISÓDIO 3:
A professora Lisbeth, mesmo licenciada, foi à formação continuada de professores de Biologia, na GRE. Ao chegar lá, constatou que o auditório, destinado à capacitação, já estava ocupado com uma reunião de gestores. Todos tiveram que se dirigir à antiga biblioteca e como o ambiente era pequeno e havia bastantes pessoas,  muitas permaneceram em pé, naquele ambiente abafado. O capacitador, muito educado e gentil, pedia desculpas pelo local inapropriado. Os professores resolveram então, pedir que a capacitação fosse adiada para outro momento e num local que acomodasse todo mundo. Ao saber disso, o coordenador entrou no recinto esbravejando e despejando em cima dos docentes todos os títulos que possuía. Felizmente, estes não baixaram a cabeça e responderam à altura ao soberbo cidadão. Resultado: a reunião foi adiada.
Kate Marrone58 em Notícias de Paranã-Puca

Nenhum comentário:

Postar um comentário